Tenho interesse em

mostrar menos

Entre em contato

(43) 3367-2000

Busca de Imóveis

Construção em Sistema de Condominio

23 de fevereiro de 2015

O sistema de condomínio ou a preço de custo, como também é chamado, é um sistema de construção que oferece uma grande vantagem em relação ao preço dos imóveis, sendo ideal para investidores, e para aquelas pessoas que podem esperar alguns anos até o imóvel ficar pronto. Na grande maioria das vezes esse sistema é utilizado na construção de imóveis de médio e alto padrão, destinado para pessoas de classe média e alta.

O sistema de condomínio é regido pela Lei 4.591 de 16 de dezembro de 1964, e funciona da seguinte forma: A obra é custeada pelos próprios adquirentes, através de um fluxo de desembolso, fixado pela construtora/administradora e compatível ao desenvolvimento das diversas etapas da obra, ou seja, o adquirente vai custeando a obra de forma que quando a obra concluir-se o imóvel (apartamento) vai estar quitado.

 

Considerando-se as altas taxas de juros para financiar imóveis de alto padrão, e as margens de lucro nem sempre reduzidas, o custo de aquisição de um imóvel vigente no mercado é superior ao do mesmo imóvel caso fosse adquirido através desse sistema, o que atrai muitos investidores a fazerem a aquisição de imóveis construídos sobre esse sistema.

Sistema de condomínio


Porém não existem apenas vantagens, a maior preocupação na hora de comprar um imóvel nesse sistema é se certificar que a empresa (construtora/administradora) tem experiência na construção em regime de condomínio, sabendo administrar as necessidades e expectativas dos clientes. Recomendo que antes de fechar negócio em algum empreendimento construído nesse sistema, o consumidor procure saber do histórico da construtora/administradora, quais foram as obras já entregues e como foi todo o processo até a entrega das chaves, se possível de preferência conversar com alguém que já adquiriu um imóvel nesse sistema com a empresa em questão, para que não seja feita uma escolha equivocada, e o que poderia ser um ótimo investimento, virar um grande fiasco.

 

A comercialização de um imóvel a preço de custo inicia-se com a divulgação do empreendimento e formalização dos contratos, terminando com a entrega das chaves ao proprietário. Exige-se, portanto, perfeita convivência, harmonia e transparência das informações durante todo o processo de construção para que o resultado seja positivo para ambas as partes. Vale ressaltar que as parcelas sofrem uma atualização de preço à medida que a obra vai evoluindo, essa atualização se da através do Índice Nacional da Construção Civil – INCC da Fundação Getúlio Vargas, essa atualização pode ser anual, semestral ou até mensal, a depender de como foi acordado em contrato.

                                        O índice nacional é levantado pela FGV desde Janeiro de 1944

 

Qual o ganho que a construtora/administradora tem sobre um imóvel construído sob esse sistema?

Taxa de Administração: é estabelecido em contrato um percentual que incorrerá sobre todas as despesas e será pago à Construtora como remuneração pelos seus serviços. A taxa de mercado vigente é de 15%.

 

O imóvel vai ser construído em um padrão único ou é possível fazer alguma alteração?

Personalização de Unidades: direito que é dado ao adquirente de alterar a especificação padrão de sua unidade, arcando com os custos diretos e indiretos, tudo dentro das normas estabelecidas pela Construtora, administradora do empreendimento.

Rua Fernando de Noronha, 1405.

Centro.

Londrina - PR

contato@elocorretores.com.br